sábado, 3 de fevereiro de 2018

Fecho de campeonato Grupo C - Um novo vencedor

 Deu-se por findo esta sexta-feira última, o campeonato dedicado aos modelos de Grupo C, em mais uma prova organizado pelo Clube Slot do Minho e que reuniu catorze participantes, tendo-se visto naturalmente o número de concorrentes a apostar no Nissan, em maioria, já que ao longo de todo este campeonato se foi mostrando como sendo o modelo com as melhores armas para a conquista da vitória.
 Assistimos inclusivamente, a David Azevedo a apostar numa nova montada deste mesmo modelo, mas que infelizmente acabaria por ceder fruto da juventude.
 Mas a grande surpresa desta última jornada acabaria por vir afinal da grande subida de forma por parte dos Porsche 962 IMSA, que acabariam mesmo por ocupar as duas melhores posições do pódio e com um desempenho absolutamente surpreendente por parte do jovem David Fernandes.
Mas foi intensa a luta pela vitória, já que tanto Rui Mota como Paulo Mendes que acabariam a prova com o mesmo número de voltas, tudo tentaram para contrariar a ponta final imposta pelo petiz.
Mas houve também que contar com Luís Azevedo que acabaria por terminar a mesma a apenas duas voltas do vencedor. Marco Silva ainda tentou a aproximação a Augusto Amorim, embora sem o conseguir, ainda que este último se tenha mostrado abaixo das suas habituais performances.
Miguel Carvalho mantinha-se também numa interessante luta com Nuno Mendo e acabaria por se impôr ao andamento do seu mais directo adversário. A luta pelas 9ª, 10ª e 11ª posições foi também interessante, tendo sido protagonistas Eugénio Veiga, José Pedro Vieira e Luís Pinto, sendo que José Pedro Vieira se debatia com um Toyota ineficaz e os outros dois pilotos acabariam por demonstrar uma subida de forma muito interessante.
Marco Freire e João Preto é que tiveram desempenhos opostos, já que se o primeiro decaíu relativamente à sua prestação da jornada anterior, João Preto por seu lado, assumiu uma crescente maturidade tanto no desempenho da sua melhor performance, como num aumento de cosntância em pista.



 E no final, até houve quem tivesse partido o motor, pelo menos assim o parece demonstrar a imagem....
  E feitas as contes, Paulo Mendes arrecada mais um título, secundado por Augusto Amorim e David Fernandes a conquistar a terceira posição.
Depois, bem depois, começaram a surgir em pista as máquinas para o campeonato que se segue, os GT's para o campeonato GT Open.


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Thunderslot em Nuremberga

A Feira de Nuremberga serve na grande maioria das vezes para que os fabricantes anunciem as suas intenções para os próximos 12 meses seguintes e por parte da Thunderslot, a novidade absoluta prende-se com o anúncio da edição do MacLaren M6B, um modelo que militou nos campeonatos Can-Am em 1968. Tendo já nós percebido a real eficácia das suas criações no âmbito da competição e por paralelismo com o McLaren de produção Slot.It, poderemos acreditar que venha aí mais uma máquina bombástica. Para já, anunciam-se duas decorações para este mesmo bólide.

Quanto à continuidade dos modelos em produção, anunciam-se também mais duas versões para o já conhecido Lola T70 MKIIIB Spyder, também eles protagonistas dos campeonatos Can-Am.

Policar em Nuremberga

O ressurgimento da Policar começa a arrastar consigo um infindável rol de belíssimas notícias. A primeira foi o já anunciado ressurgimento das pistas. E em Nuremberga pôde já ver-se as mesmas, ainda que em fase de protótipo, mas com a certeza do seu ressurgimento em forma definitiva ainda durante o corrente ano.
A segunda grande notícia, é que disporemos finalmente dos Ferrari 412P e 330 P4 de forma não exclusiva para as estantes, mas devotado e capacitado para a competição ao mais alto nível. Adivinha-se um infindável número de "Ferraristas" a esfregar as mãos, mas com razão, diga-se.
A terceira bela notícia prende-se com a política de começarem a dedicar-se também à produção dos F1 modernos, algo que começava já a parecer uma miragem. E de certo não faltarão adeptos para esta quase extinta classe dentro da modalidade slot car.
Por último, e aqui estou em crer tratarem-se de séries pensadas na optimização de custos e racionalmente produzidos a custos mais reduzidos, surge a notícia da produção do Toyota GT86, encontrando-se já numa fase bastante adiantada de produção, tratando-se de um modelo que desconhecia em absoluto, mas que ao que parece é bastante popular e reparte a carroçaria também com a Subaru, o que permitirá a exploração ao máximo em termos de decorações de um só modelo.
Mas em Nuremberga mostrou-se já um pouco de tudo isto e poderá observar uma breve entrevista com Maurizio Ferrari no link que abaixo se expôe.
https://www.facebook.com/1419812524899419/videos/2132019377012060/

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O segundo March 701

 Felizmente que a Policar tem feito crescer esta preciosa linha dos F1 Clássicos. Esta autêntica linha de pérolas de colecção iniciou-se com o Lotus 72 e a continuidade surgiu na forma do também interessante March 701. E depois do modelo de estreia sob as côres da "STP", chegou a vez do icónico March inscrito por Ken Tyrrell e pilotado por esse incontornável Jackie Stewart.
 Para além da côr, as diferenças acontecem em torno do piloto, já que neste March azul o pára-brisas sofre um prolongamento para a retaguarda, acabando mesmo por formar um pequeno encosto de cabeça. Os retrovisores tomam novo posicionamento, tendo recuado relativamente à versão original da própria March.

 Nestas duas fotografias, percebe-se a alteração acontecida ao nível do cockpit.

Agora, venham lá os March 711, ........... e o Ferrari.....

O novo Opel Calibra da Slot.It

 Tratar-se-à de um dos melhores modelos do DTM da década de 90 , isto à escala do slot e dentro da linha programática estipulada pela Slot.It. E enquanto não nos chega o também desejado Mercedes, vamos assistindo às sempre bem vindas novas versões dos modelos já conhecidos.
 E o que nos trás este de novo? Na verdade o mais importante mesmo será a versão em si que se distingue da da primeira edição, sobretudo pela diferença de côr e dos patrocinadores. Mas obrigou esta a uma modificação de molde, pois ainda que ligeiras, existem diferenças.
Na traseira, a versão amarela recebe uma terceira lâmina vertical nos difusores ao nível do chassis, quando anteriormente existiam apenas duas. Mas não implicou este pormenor um chassis novo, já que repartem o mesmo, só que já se encontrava preparado para receber este suplementar difusor que surge agora.
 A parte frontal apresenta agora um novo formato de entradas de ar para os radiadores, tendo-se reduzido as três iniciais a uma só, à largura, mas também mais baixa, surgindo também no local da suposta matrícula, uma suplementar estreita entrada de ar. Os retrovisores são também agora de novo formato.
Por cima dos alargamentos da carroçaria das rodas traseiras, existem agora também, novas entradas de ar, coisa que proporciona um novo visual aos alargamentos originais.

Por que caminhos se anda a meter a Slot.It?

Surpreende-nos a Slot.It com o anúncio da edição de um modelo da categoria GT3. Nem mais nem menos do que o Maserati GranTurismo GT3, um modelo de pouca história na competição automóvel, para além do troféu mono-marca em que alinhou.
De linhas belas e elegantes, será no entanto que o posicionará este fabricante no mesmo patamar competitivo do que uma Black Arrow e até uma Sideways conseguiram com os seus fantásticos Lamborghini? Em termos de maqueta estará por certo a anos luz, já que os moldes da Slot.It têm vindo a caminhar de mal a pior. Fará então sentido que a Slot.It se queira intrometer em terrenos por demais escorregadios? É que ainda por cima, não se trata também de um modelo que cative multidões. E na realidade, encontramo-nos também perante um modelo cujos resultados desportivos se encontram muito para além do estrelato. Bom, haverá então razões para que a Slot.It o faça chegar até nós e logo como modelo de estreia para si, na Categoria GT3?
Tem uma vantagem, poucos fabricantes se lembrarão de lhe fazer concorrência....

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Revo Slot - As novidades para 2018

 Depois de bem acolhidos os Porsche da Revo Slot entre os aficionados, uma marca que surgiu apenas no ano passado, anunciam para o corrente ano, alguns modelos de grande interesse. Mas para além disso, preparam-se também novas versões dos Porsche 911 RSR.

 Tanto o Toyota GT One como o Ferrar 333, são dois modelos que não deixarão muita margem de tempo para pensar se os quereremos ou não.

 Mas na lista de edições surgem mais modelos e entre eles, Panoz e Dodge Viper, sendo que este último será mesmo o próximo lançamento.

Mas também o Mercedes CLK e Toyota Supra se encontram contemplados para chegar até nós.
Ao que parece, esta recente marca teve êxito suficiente com as suas primeiras edições, o que os catapulta para ambiciosa entrada neste complexo mercado, ao que não será alheia a filosofia em que apostaram, já que os seus chassis metálicos fogem em absoluto dos conceitos da grande maioria dos fabricantes que se dedicam à escala 1/32.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Sideways, mais um Capri.


A Sideways disponibiliza a partir desta semana, mais um Ford Capri de Gr. 5.
Engrossa assim a já extensa linha destes modelos produzidos por este fabricante francês.
Em baixo, seguem imagens dos anteriormente editados








BRM - Fiat 600 Abart, é o senhor que se segue...

 
 A BRM parece mesmo não querer perder tempo com os pequenos bólides. Ainda agora nos foram mostrados os Renault 8 Gordini e parece encontrar-se já a caminho aquele que faltava, o fantástico Fiat 600 Abarth. E entre as decorações anunciadas, encontra-se este fantástico participante de Spa.
 A maqueta pouco nos diz ainda, mas é certo que depois do que já vimos, só temos razões para esperar algo prometedor.
 Estas duas imagens, são referentes a mais duas das quatro versões anunciadas.
E como já há quem esteja em pulgas, vamos lá, apressem isso....

Preparam-se já novos campeonatos

Estando o campeonato de Grupo C integrado e calendarizado nas iniciativas do Clube Slot do Minho a chegar ao fim, aprontam-se já as novas montadas para o campeonato que se avizinha.
Trata-se do GT Open que tal como o nome indica, será aberto aos vários modelos e de variados fabricantes, que se integrem no espírito dos modelos GT. Havendo já um extenso e bem variado leque em oferta no mercado, os pilotos poderão ter que se defrontar com a dificuldade de escolha, mas certo é que há já quem muito bem saiba naquilo que irá apostar.

E quase em paralelo e agendado para 9 de Fevereiro, está também o início de um curioso campeonato, o "Open Friday". Destina-se este a equipas de dois pilotos, em que um deles fará parte do rol de habitués nos campeonatos, mas o segundo será obrigatóriamente, ou estreante, ou que esteja à muito afastado destas lides. Os modelos são pertença do clube e todos preparados segundo o mesmo critério. Estarão fixos em cada calha cabendo a rotatividade apenas aos pilotos.
Trata-se de uma original iniciativa que esperamos traga alguma animosidade aos novatos.