sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ford GT40 Slot.It - MKI e MKII

 Chegado às bancas, está então na hora de partir para uma pequena análise sobre o mais recente dos GT40 de origem Slot.It.
 E à semelhança das anteriores edições, este que representa a 3ª geração do GT40 deste fabricante, continua a manter as melhores referências.
 Bela reprodução uma vez mais, vê chegar uma traseira completamente distinta das duas anteriores versões. Completamente diferente, corresponde à versão MKII do verdadeiro GT40.
 Na frente recebe também um novo capôt, embora em relação à versão "Gulf", esta esteja apenas na existência duma lâmina vertical a dividi-lo em duas partes iguais. Mais à frente vêm-se agora os dois ganchos que serviam de apoio para encaixe do macaco.
 Visto isto, partamos então para outro capítulo de maior importância para os apaixonados pela competição. Onde estarão então as principais diferenças entre os três modelos da mesma origem?
 Mecânicamente, servem-se do mesmo chassis, motor , rodas e relações. Partamos então seguidamente para uma comparação de pesos.
 Espantosamente, registamos na balança uma diferença exacta de 1g a mais entre este a primeira edição e 1.1g relativamente à segunda, a da Gulf.


Separados carroçaria do chassis, vejamos então apenas os pesos das carroçarias.
 Pesadas, regista-se agora um diferencial de 0,6g sobre a primeira versão e o,7g sobre a segunda. Isto indicia que o próprio chassis também surge acrescido de algum peso relativamente às duas primeiras edições.

 É que neste novo chassis, embora exactamente igual aos dois primeiros modelos, surgem agora novos elementos que implicam consequentemente um novo peso.
Na zona traseira, estão então apêndices inexistentes até então, o que justifica um acréscimo daquilo que os praticantes menos apreciam, o peso.
Eventualmente, outros pequenos complementos na carroçaria, trabalharão em prol do aumento de peso, como sãos os casos das tomadas de ar sobre o capôt-motor e ainda uma espécie de filtro já na parte que se posiciona do lado de dentro do óculo traseiro.
Também os ganchos frontais contribuirão para esse défice relativamente aos modelos anteriores.
Os habitáculos são rigorosamente iguais mas outros complementos da carroçaria associados a uma traseira absolutamente distinta, serão a principal razão para esta diferença de pesos.
Ao que parece, a aposta dos praticantes passará à partida e em primeira instância pelos modelos de primeira geração, mas não há nada como pôr preto no branca, nas pistas.....

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