terça-feira, 22 de março de 2011

Diferencial no Slot

 Já aqui se falou, no engenhoso e revolucionário, enquanto miniaturizado, sistema de tracção trazido pela extinta MG Vanquish, para o nosso mundo do Slot.
Este sistema foi integrado na totalidade dos seus modelos e terá sido porventura, a grande causa do fracasso e até da falência de todo um ambicioso projecto.
 Um dos inconvenientes, mas de menor monta, é que apesar da miniaturização de tamanho engenho, mesmo assim, tomava proporções nada desejáveis para modelos à escala 1/32. Talvez daí, nenhum dos modelos editados, ter correspondido à citada escala, mostrando-se algo exagerados em dimensões, uma vez que tiveram que crescer à mesma medida da largura necessária.
Mas tal como nos modelos à escala 1/1, o sistema corresponde exactamente a um verdadeiro diferencial. Por dentro da grande cremalheira, um grande vazia acomodava dois pinhões cónicos que faziam o ataque a mais dois pinhões igualmente cónicos e solidários a cada um dos dois semi-eixos.
 Contrariamente ao sistema convencional, aqui, o veio do motor não pode penetrar na ranhura existente nas convencionais cremalheiras para que o ajuste entre pinhão e cremalheira seja estável. E tal como se pode neste desenho esquemático observar, o pinhão fica com muito pouca tolerância para atacar na cremalheira. Esta por sua vez (surge na imagem da baixo em corte), apresenta uma parte dentada com muito pouca superfície. O ajuste entre estes dois órgãos era então feito pela precisão das folgas permitidas entre os bronzes que fixam o conjunto ao chassis e o próprio bloco da cremalheira. Mas mesmo assim, isto nunca foi um sistema verdadeiramente perfeito, vindo a originar folgas, que rapidamente rompiam com a parte dentada externa.
Por dentro, tudo permanecia são, mas a zona exterior, chegava a ralar completamente, inviabilizando de todo a praticabilidade do conjunto motorizado.
Passaria talvez a solução pela aplicação de materiais mais nobres em durabilidade, o que nunca foi conseguido pelo fabricante.
 Para quem teve a oportunidade de usufruir em pista destas preciosidades, teve o privilégio de conduzir um modelo de Slot de extrema agradabilidade, pois o sistema funcionava verdadeiramente. As derrapagens ficavam mais suaves e a pilotagem mais macia, pois os modelos assim o proporcionavam.
E foi assim que se fechou um ciclo de desenvolvimento, que quase não passava do projecto, mas felizmente algumas unidades vieram ainda para o mercado e fazem hoje parte de colecções.