segunda-feira, 14 de março de 2011

Volkswagen Fun Cup

Fun Cup é uma competição de índole europeia, numa iniciativa da "Uniroyal". Os modelos, uma estrutura tubular que esconde uma motorização Audi, mascarada depois por uma carroçaria de fibra em forma de carocha.
Baixo peso complementado com alguma potência e pneus de pouca largura, são a chave para umas derrapagens algumas vezes descontroladas mas interessantes.
A mais invulgar característica no entanto, não lhe está directamente ligada, pois protagonizam hoje em dia no seu calendário, uma inusual prova de resistência de 25 horas.
O fabricante Revell soube muito bem reproduzir esta iniciativa, integrando nos seus catálogos este modelo, tendo já editado uma série de versões participantes nesta competição. As duas primeiras reproduções disseram respeito às versões do próprio promotor do troféu, que mostrou ao mundo um modelo vermelho e outro branco, com a decoração da Uniroyal a preencher a totalidade da superfície das carroçarias.
Como aspecto distintivo entre ambos para além da própria cor, encontramos a posição do piloto. Enquanto no modelo vermelho o piloto surge do lado direito, no branco, o mesmo encontra-se centrado.
De aspecto geral extremamente interessante, facilmente cativa qualquer apaixonado pelos característicos modelos alemães que tantas páginas têm reunido no seu histórico trajecto.
De mecânica Revell bastante simples, vem equipado com todo o conjunto mecânico composto por pinhão, cremalheira e eixos, em plástico, cuja qualidade não será dos pontos fortes. Contudo, de grande agradabilidade e baixo peso, permitem um comportamento são, mas de condução exigente, sobretudo pelo fraco poder de travagem dos motores que equipam os modelos.
Os pneus também aqui estreitos, associados a uma carroçaria alta e ainda um aileron sobrelevado, ajudam certamente a complicar a delicada condução, que até certo ponto levará a uma apróximação da realidade.
Nestas duas imagens, pode observar-se que no modelo vermelho surge uma baquet extra, do lado esquerdo do modelo.
Um chassis plástico de concepção simples e um motor de caixa pequena de fraca atracção magnética, transformam este carocha num carro para pilotos apreciadores de delicada condução.