O Ford Mirage foi um belo modelo, mas cujo sucesso parece não ter estado para o seu lado virado. Esta bela silhueta viu-se arredada dos grandes êxitos que certamente tão esplendorosa linha teria merecido.
Não sendo uma maravilha da engenharia nem da inovação, transportou com ele uma das mais ineteressantes linhas associadas aos automóveis de competição, abrilhatanda ainda, com a magnífica decoração da também bem nascida "Gulf".
As evoluções que naturalmente foi tendo, não eram de grande monta, o que torna difícil apercebermo-nos das verdadeiras modificações que foi sofrendo. Mas qualquer que tivesse sido, ficava sempre ofuscada pela brilhante linha que já possuia.
Um só fabricante assumiu o risco da sua produção. Em seu tempo, a já extinta "MG Vanquish" ofereceu-nos esta prenda, um daqueles raros modelos equipados com diferencial. Infelizmente este mecanismo que funcionava mesmo em termos práticos, era de fraca durabilidade. Os modelos embora de linha geral muito razoável, fugiam à desejada escala 1/32, apresentando-se com dimensões exageradas. Estes dois factores terão eventualmente definido o insucesso deste fabricante.
O Mirage M6 da MG Vanquish.
Mas, o mais interessante de todos os Mirage, chamava-se também M6, sendo uma versão fechada e de cauda longa, do conhecido modelo. Contudo, nunca chegou a correr.
Mas para mim fica a imagem mais apróximada do conhecido Ford P68, modelo francamente espalmado, mas dotado de um aileron incorporado na traseira e uma frente mais rebuscada na procura de um maior apoio aerodinâmico.
Será que algum dia os fabricantes de Slot se lembrarão da sua existência??
Olá Mota,
ResponderEliminarEste modelo está de alguma forma relacionado com o Ford C100 (ou la como se chamava a maquina para Gr.C)? Sao muito semelhantes.
Abraço,
Hugo
Boas
ResponderEliminarDe facto pode-se considerar que o C100 terá herdado parte do ADN do Mirage M6 e este, por sua vez, terá herdado, tal como o Mota refere algo do P68 uma vez que todos eles foram concebidos por Len Bailey.
Boas corridas